Pesquisa CBS

domingo, 15 de maio de 2011

Nossa Senhora de Nazaré


A devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

A Devoção no Brasil, em Saquarema

No ano de 1630, cerca de três pescadores saíram para pescar no revolto mar de Saquarema. Após uma forte tempestade os pescadores, ao voltar para a praia, encontraram próximo ao Costão, morro de pedras que fica localizado no centro da cidade, uma forte luz. Decidiram então chegar mais próximo e encontraram uma imagem de Maria, na hora ainda não sabiam do título.

Decidiram então levar a imagem a casa de um dos pescadores, para protegê-la da chuva. Após guardarem a imagem, foram dormir. No dia seguinte descobriram que a imagem não estava no mesmo lugar, e iniciou-se uma grande procura em toda a cidade, achando-a horas depois no mesmo morro onde foi encontrada, e levaram-na novamente para a casa, mas na manhã seguinte ela desapareceu novamente, sendo achada no mesmo morro. Isso ocorreu por mais duas vezes.

Então decidiram construir naquele morro uma pequena capela em homenagem à imagem, que logo deram o nome de Nossa Senhora de Nazaré, mas a fama dos milagres se espalharam por toda a região, fazendo com que a capela no alto do morro ficasse pequena. Rapidamente foi construída uma igreja de maiores dimensões inaugurada em 1837. Desde aquele tempo até hoje a Virgem de Nazaré realiza seus milagres, o que atrai a cada anos mais devotos fazendo com que hoje a sua festa realizada no dia de seu encontro, 8 de setembro, seja a terceira maior festa do Brasil e o primeiro Círio de Nazaré do Brasil.

No Pará

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré é de origem portuguesa. Introduzida no Pará pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de Nazaré.

Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Levou para sua casa e no dia seguinte a imagem havia desaparecido. O caboclo tornou a encontrá-la no igarapé, recolhendo-a novamente. O fato repetiu-se várias vezes até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade, hoje Belém do Pará.

Procissões semelhantes ocorrem no estado em Cametá, Marabá, Mãe do Rio, Macapazinho, São Miguel do Guamá, Souré, São João de Pirabas, e em várias regiões do Brasil.

Oração e Consagração a Nossa Senhora de Nazaré

Oração:

Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde a ponto de dizer ao Anjo Gabriel:
"Eis aqui a escrava do Senhor!" Mas por Deus fostes exaltada e preferida entre todas as mulheres para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado.

Adoro e louvo o Altíssimo que vos elevou a esta excelsa dignidade e vos preservou da culpa original. Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vós.

Entretanto, confiado na bondade e ternura do vosso coração imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino Filho, Jesus, assim como vós vivestes no retiro de Nazaré.

Para alcançar essa graça, quero com imenso afecto e filial devoção saudar-vos como o Arcanjo São Gabriel:
"Ave Maria, cheia de graça..."

Nos consagremos a Nossa Senhora de Nazaré, dizendo:

Senhora de Nazaré, da antiga raiz de Jessé, da casa real de Davi, descendente de São Joaquim e de Sant'Ana, sempre que a angústia, o medo e a solidão me abatem, me entrego em teus braços ó Mãe;

Como uma criança carente em busca de alívio, carinho e proteção, mergulho em teu Coração Imaculado e consagro a ti, querida Mãe, o meu passado e todas as minhas lembranças, o momento presente e todas as suas aflições, o meu futuro e a vida eterna que Deus me reserva no céu.

O Sacramento do Batismo, que um dia recebi, me tornou filho de Deus e filho teu ó Mãe; me fez também herdeiro de Seu Reino. Por isso venho agora renovar, diante de ti, Virgem de Nazaré, as promessas do meu Batismo; e para que eu possa ser fiel a elas até o fim de minha vida, peço a tua intercessão por mim junto ao teu filho Jesus.

Doce Senhora de Nazaré, a ti consagro agora, as minhas aspirações, meus projetos, meus sonhos, minha missão, minhas realizações: tudo o que tenho e tudo o que sou; consagro também todos os dias restantes de minha vida terrena, pedindo por eles a tua intercessão e a tua bênção materna, para que sejam dias serenos, cheios de paz e de muitas graças.

Quero também te consagrar já, Senhora de Nazaré, o momento de minha morte quando, por tuas mãos e amparado pelos braços de seu esposo São José, poderei finalmente, ver o teu rosto e abraçar teu filho Jesus e contemplar a Glória de Deus Pai, no amor infinito do Espírito Santo. Amém.

Ouça essa oração:



http://www.4shared.com/audio/5vh0nlNQ/1-_Consagrao_a_Nossa_Senhora_d.html

Nossa Senhora de Nazaré online:

http://www.ciriodenazare.com.br/v2.0/index.php?action=Destaque.principal

http://www.basilicadenazare.com.br/portal/

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós.

Assuntos Relacionados

Assuntos Relacionados